A Sustentabilidade na Decoração de Eventos - I Painel de Mercado de Eventos em São Luis - MA


Apresentação ao vivo do I Painel de Mercado de Eventos em São Luís - MA, que aconteceu dia 16 de Junho de 2015, na faculdade UFMA, coloco aqui o que foi explanado por mim, com o tema A Sustentabilidade na Decoração de Eventos. O objetivo da apresentação foi mostrar quer podemos viver e festejar de forma sustentável, ambiental e socialmente, procurando ter consciência dos nossos atos na hora de planejar e executar uma festa ou qualquer outro tipo de evento, com pequenas atitudes ecológicas, sem precisar agredir o meio ambiente. "Acredito que através de pequenas atitudes, podemos viver em um mundo melhor, consciente e sustentável, que corresponda as nossas necessidades e das futuras gerações!”

Peguei como exemplos 4 propostas: Duas festas infantis e duas festas adultas, sendo um de casamento e um aniversário. Confira os links abaixo!

http://www.suelicoelho.com.br/2013/08/festa-infantil-porquinha-manuela-e-o_27.html http://www.suelicoelho.com.br/2014/10/festa-infantil-gran-circo-manu.html
http://www.suelicoelho.com.br/2015/08/mini-wedding-tropical-chique-casar-bem.html
http://www.suelicoelho.com.br/2015/09/festa-junina-arraia-da-nana.html

I Painel sobre o Mercado de Eventos de São Luís: Realidade, Tendências e Expectativas.

Tema: A Sustentabilidade na Decoração de Eventos

Objetivo:

- Festejar com consciência ambiental e social.
- Reduzir, reutilizar e reciclar - 3 Rs da sustentabilidade.
- Não usar papel, ou somente os reciclados.
- Incentivar o consumo de comidas naturais.
- Incentivar a valorização profissional de fornecedores de produto e serviços local.
- Incentivar o uso de espaços abertos iluminados e arejados naturalmente. 
- Evitar a produção de lixo o máximo possível, incentivar a coleta seletiva.
- Descartar plásticos e borrachas, se necessário usar somente os biodegradáveis.
- Diminuir ou não incentivar o consumo de energia elétrica, óleo e gases poluentes.

PAINELISTA

Sustentabilidade
“Qualidade ou condição do que é sustentável.”
Sustentável
“Que tem condições para se manter ou conservar.”
Dicionário Aurélio
Decoração
“Ato ou efeito de decorar.”
Decorar
“Ornamentar, enfeitar.”
Dicionário Aurélio

10 dicas de como organizar uma festa com o conceito sustentável, ambiental e socialmente.

       Preparativo: Checklist.
       Convite
       Local e Horário
       Espaço para realização do evento
       Utilidade e Mobiliário
       Cardápio
       Entretenimento
       Lembrancinha
       Resíduos
       Presentes



Preparativo: Faça um Checklist, liste todos os produtos e serviços necessários e possíveis locais onde irá encontrar tudo ou quase tudo que planejou a execução do evento, para não sair por ai gastando tempo, gasolina e poluindo o meio ambiente.




Convite: Prefira o virtual, caso contrário dê preferência aos que são produzidos com papel reciclado. Como os modelos abaixo.








Local e Horário: O mais indicado para uma Eco festa sem dúvida é o espaço aberto, arborizado, arejado e iluminado naturalmente, sendo escolhido no melhor horário do dia!







Espaço para a realização do evento: O ideal é que seja em local aberto, iluminado e arejado naturalmente, sem uso de energia elétrica. Se tiver que ser em local fechado, que seja iluminado com lâmpadas fluorescentes ou de LEDs, o uso de velas deixe a ambientação charmosa. para circulação do ar e economia de energia elétrica é recomendado abrir todas as janelas, evitando o ar condicionado.












1-arraialdanana-festajunina-suelicoelhoeventos-ecodecor-festapersonalizada-festaecologica-festasustentavel-sãoluisma.JPG







Utilidade e Mobiliário: Usar peças de louças antigas, garrafas de vinho de vidro reutilizadas para arranjos. móveis de madeira antiga, de madeira de demolição ou de reflorestamento, reutilizar carreteis de fios que normalmente são descartados por lojas de produtos elétricos e caixotes de madeira de feira deixa a decoração rústica e criativa. Mesa dos convidados com materiais reutilizados e reciclados. As mesas e cadeira devem ser alugadas caso não tenha, toalhas de mesa em tecido e copos de vidro que podem ser reutilizados (descarte os descartáveis, ou dê preferencia aos biodegradáveis), arranjos de flores da estação existente no próprio local. o uso de tecido na decoração deixar tudo mais delicado e mimoso com cara de festas de antigamente.

Cardápio: Comidinhas saudáveis como: sanduíche natural, sucos, frutas... Nada de fritura!


















Entretenimento: Festa ao ar livre é muito mais saudável, o uso de brinquedo sem o uso de energia elétrica, só a energia das crianças é o mais indicado.



Agradecimentos:

Obrigada Deus, por hoje está aqui participando deste Painel de Eventos e mostrando a todos o que faço profissional e socialmente. "Acredito que através de pequenas atitudes, podemos viver em um mundo melhor, consciente e sustentável, que corresponda as nossas necessidades e das futuras gerações!”.

Obrigada minha mãe e meu pai, por nos levar (eu e os meus irmãos) para morarmos no estado do Amapá (primeiro estado do Brasil a implantar em suas leis, um modelo de política sustentável) onde cresci e aprendi várias formas de amar e respeitar a natureza.

Obrigada a todos da minha família, amigos e equipe por me apoiar e acreditar nos meus projetos e objetivos.

Obrigada aos fotógrafos André Amorim, Taciano Brito e Marcus do Marcus Studio pelas fotos que hoje estou apresentando aqui.
Fotos da apresentação https://www.facebook.com/ehomestudio Obrigada!

DEIXE O SEU RECADO, RETORNAREMOS EM ATÉ 2 DIAS ÚTEIS. OBRIGADA!

Nome

E-mail *

Mensagem *